Diva mas sem Frescura

Ross Geller em: homens que não gostamos

Friends é uma das séries americanas mais famosas do mundo. Lançada em 1994, a comédia mostra a vida de seis amigos que estão sempre juntos tomando café e passando pelas aventuras de ser adulto. É a minha série favorita de toda a vida (assisto desde que tinha uns oito anos), mas foi só de um tempo pra cá que comecei a me incomodar com alguns comportamentos, principalmente de um personagem: Ross Geller.

 

Quem aqui gosta do Ross?

 

O professor universitário fascinado por dinossauros é bastante problemático. Hoje, tendo uma visão mais crítica, vejo muitas características nele que se encaixam na descrição de homem que eu não suporto hoje em dia. Devo lembrar que Friends é uma série dos anos 90, então assuntos como machismo não estavam tão em voga. Assim, a preocupação em refletir sobre as atitudes dos personagens não era tão grande e nem incomodava. Entendo que devemos sempre refletir sobre nossas ações na sociedade, então aqui vai uma lista sobre porque vemos hoje que o Ross é um babacão.

 

1. Aquele Em Que O Ross Quer Ser Dono Da Rachel

 

Rachel sempre foi uma menina mimada e popular na escola, onde ela esnobava a existência de um apaixonado Ross. Anos depois, eles finalmente se apaixonam e começam a namorar. Até aí tudo bem, todo mundo shippava o casal. Só que o Ross começa a achar que pode mandar e desmandar nela: inclusive ele a proíbe de fazer uma tatuagem! Outra coisa que chama atenção é como ele lida com o sucesso profissional da Rachel. Ele sente ciúmes do colega de trabalho dela e acaba ficando paranoico, ao ponto de até preferir que ela perca o emprego. Essas atitudes loucas fazem com que a Rachel fique saturada e peça um tempo para eles pensarem, o que resulta na maior polêmica da série….

 

2. Aquele Em Que Fica A Dúvida Se Eles Estavam Mesmo Dando Um Tempo

 

 

Acho que essa é o maior questionamento depois de “de onde viemos e para onde vamos?”. O fato é que Rachel diz para o Ross que eles precisam tirar um tempo para pensar e, NA MESMA NOITE, Ross transa com outra garota. Percebendo que fez merdinha, ele não quer que ninguém conte para Rachel o que aconteceu, mas no fim ela descobre. Mesmo assim, mesmo sabendo que estava errado, mesmo não querendo que ela soubesse, ele insiste em dizer que eles estavam dando um tempo, então ele não tem culpa. Querido, você tem culpa, sim. Se você briga com a sua namorada, vocês resolvem dar um tempo e na mesma noite você transa com outra, que tipo de pessoa você é? Que amor é esse que não resiste a uma noitezinha de separação? No fim, Rachel sai como culpada, afinal, foi ela que resolveu dar esse tempo. Como todo homem, Ross “tem a carne fraca”. Coitado, né? Mesmo quando eles ensaiam uma volta, ela resolve perdoá-lo se ele assumir a culpa e se arrepender, ele é irredutível e continua berrando aos sete ventos que “we were on a break”. Pelo amor de Deus, Ross!!!

 

3. Aquele Em Que O Ross Fala O Nome Errado No Altar

 

 

Anos se passam e o Ross conhece a Emilly, eles namoram e resolvem se casar. A princípio, o casamento seria em Londres, em uma igreja escolhida pela Emilly. Emilly, assim como muitas e muitas mulheres, tinha o sonho de se casar, de ser tudo maravilhoso, de ser do jeito que ela sempre quis. Só que o Ross não dá a mínima para isso e, quando o casamento não pode ser realizado na igreja que ela queria, ele simplesmente acha que devem achar outro lugar. É muito ruim quando um alguém, principalmente quem você ama, não dá a mínima para os seus sentimentos. Ele achou bobeira ela ficar triste porque a igreja estava sendo demolida, então foi preciso que Monica, sua irmã, falasse para ele que esse era o sonho dela e ele não podia agir daquela forma. Por fim, eles vão se casar na igreja demolida mesmo. Só que na hora do “sim”, nosso herói fala o NOME DA EX ao invés do da futura esposa. Depois disso, Emilly não quer olhar na cara dele e o que ele faz? Isso mesmo, CHAMA A RACHEL PRA VIAGEM QUE SERIA A LUA DE MEL DELES. Ele acaba não indo, deixa a Rachel viajar sozinha, volta com a Emilly e o único pedido que ela faz é “se afaste dela”. Na época em que assisti pela primeira vez, achei um absurdo – afinal, era Rachel e Ross, eles tinham que ficar juntos!! Só que depois de um tempo comecei a entender. Se meu marido fala o nome da ex no altar, será que eu continuaria com ele? Será que eu aceitaria de boa ele ainda manter uma amizade com ela? Não, provavelmente não. Ficamos inseguras, SIM, principalmente porque os homens nos deixam inseguras. O culpado de tudo que aconteceu foi ele, por deixar a Emilly insegura, por não amá-la de verdade e por preferir a amizade com a ex do que o casamento dos dois.

 

4. Aquele Em Que O Ross Faz Um Clube Para Falar Mal Da Rachel Com O Brad Pitt

 

Anos depois, os friends recebem a visita de um amigo de colégio do Ross. Will odiava a Rachel e ainda guardava aquele sentimento por ela, porque ela era esnobe e mimada na época. Ross e Will mantinham um clube (o I Hate Rachel Club) e eles basicamente ficavam lá falando mal dela. Até o dia em que eles inventaram um boato sobre ela e TODO MUNDO ficou sabendo. Foi um erro de adolescente? Foi. Contudo, Ross nunca tinha contado isso para Rachel, nunca tinha pedido desculpas, mesmo tendo feito uma filha nela!!! A falta de maturidade para rever seus erros e pedir desculpas é uma característica recorrente no Ross.

 

5. Aquele Em Que O Ross Namora Uma Mulher Muito Inteligente

 

Quando Ross começa a namorar uma cientista, ele se incomoda. Fica incomodado com o fato de ela ser muito inteligente – talvez até mais do que ele. Ele se compara aos ex dela, ele mede o nível de inteligência dos dois, ou seja: é um relacionamento onde há uma constante competição (por parte dele) para saber quem é o melhor.

 

O mais triste é vermos que esse tipo de homem existe na vida real e existe muito! Devemos sempre ter cuidado com quem deixamos entrar em nossas vidas e tentar manter a nossa saúde mental acima de qualquer relacionamento. É comum romantizar atitudes como algumas do Ross, mas é importante tentarmos fugir desse senso comum e avaliar, sim, atitudes até de personagens fictícios!

 

Me abraça, miga, foi bem bonito isso que você falou

 

E você, lembra de alguma outra atitude em que o Ross foi escroto? Conta pra gente!

Beijinhos

ESCRITO POR

Flávia Muniz

DEIXE UM COMENTÁRIO

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *